terça-feira, 20 de janeiro de 2009

MDB, BENEDITO CINTRA, JOÃO DA BANCA JORNAL DA BRASILÂNDIA... FAZEM PARTE DA HISTÓRIA RECENTE DA BRASILÂNDIA

Memória curta é um mal do brasileiro. Se na China aos mais antigos são confiadas as crianças, justamente para que os mais velhos lhes transmitam valores e ensinamentos, no Brasil, aos mais antigos é dado desprezo, a começar pelo governo, com seu sistema previdenciário injusto. Na política também se sofre do mesmo mal: a luta dos que vieram antes, aplainaram o terreno é pouco reconhecida e desprezada. Hoje, qual jovem sabe dos percalços do movimento subterrâneo que existia nos bairros contra a ditadura militar, realizado pela militância comunitária nas Sociedades Amigos e movimentos reivindicatórios?

A época era de perseguições, onde conversar em três pessoas já era motivo de suspeita – e isto durou até 1985, quando se findou definitivamente o Regime Militar. Na região Brasilândia-Freguesia do Ó, é bom sempre relembrar para refrescar os sem-memória, houve também resistência à ditadura militar através do Movimento Contra a Carestia, principalmente com a ação de partidos clandestinos de então, como o PC do B, e através dos padres progressistas, como Frei Alamiro, de saudosa atuação na Paróquia de Vila Brasilândia; e através do diretório do MDB, que elegeu Benedito Cintra vereador, aos 21 anos de idade, depois Sergio Santos, deputado, e posteriormente, Teresa Lajolo (PT) e depois Nivaldo Santana (PC do B). Os dois últimos encerraram esse ciclo da esquerda ao perderem essa base regional.


UMA LUTA MEMORÁVEL

É memorável a luta realizada, a partir do final da década de 70, na Brasilândia, coordenada pelo então deputado estadual Benedito Cintra (MDB), que através do incentivo à organização popular trouxe muitas melhorias para o bairro, assim como o ex-deputado (já falecido) Sérgio Santos. Foi, a partir desta luta e nesta época a retomada da organização da Festa da Freguesia do Ó, comemorativa ao aniversário do bairro, e que foi marcada pela participação das organizações populares (bons tempos); logo vieram a instalação do Sacolão Freguesia do Ó, na Vila Penteado; a conquista do Pronto Socorro 21 de Junho, da Av. João Paulo 1º etc.
JORNAL - Na Brasilândia, a luta política contra a ditadura militar redundou no surgimento de duas forças, ambas saídas da influência do deputado Benedito Cintra: este jornal, então com o nome de Jornal da Brasilândia, cujo jornalista responsável, Célio Pires, foi um dos coordenadores da reivindicação popular que conquistou o Centro Esportivo da Brasilândia, a volta de uma linha da CMTC (empresa estatal de transportes coletivos); a implantação do Circo Escola na V. Penteado; e a inauguração do Banespa (banco estatal que foi fechado pelo governo FHC) – e também foi na sede do jornal que se criou o primeiro movimento reivindicatório pró-metrô para Brasilândia - Freguesia do Ó, uma utopia de antes, realidade de agora. Ele sempre pôs o jornal a serviço das lutas populares e acreditou no sonho e na conquista coletiva.

JOÃO DA BANCA - Outro que se destacou neste momento de transição, quando foram criados os cinco primeiros partidos, em meados da década de 80, no período entre a ditadura militar e o inicio da fase democrática, conhecida como abertura política, foi o líder comunitário João da Banca (Antonio João Afonso), quando a esquerda começou a perder forças na Brasilândia. A criação do PMDB do qual João foi presidente, passou a exercer papel aglutinador no bairro e a coordenar a luta política local, que se deu definitivamente a partir da saída de Benedito Cintra, que foi para o PC do B, legalizado então - e este perdeu a eleição por questões da sua vida pessoal, exploradas negativamente pela imprensa marrom (leia-se Notícias Populares).

João da Banca trouxe para o bairro políticos que se tornaram fortes e coordenou campanhas eleitorais de José Serra, na sua primeira incursão a deputado federal, sempre junto com Célio Pires ao lado; Walter Feldman, Aloísio Nunes e principalmente a de Orestes Quércia (vitoriosa), ao governo, e Fernando Henrique à Prefeitura (derrotado por Jânio Quadros), além de ter sido interlocutor no bairro do então prefeito Mário Covas – responsável pela implantação do Centro Esportivo de Vila Brasilândia, na Estrada do Sabão. É desta época a conquista dos três hospitais do Estado, luta esta realizada pelo movimento popular e sociedade amigos de bairro, que também avançaram na organização e na luta e se enraizaram nas vilas e jardins até os dias de hoje.

DIREITA - Depois destas fases apareceram outras forças políticas, entre eles o deputado estadual Celino e os vereadores Viviani Ferraz, Maria Helena e Hanna Garib – os três últimos tiveram seu auge na época do domínio da direita na Prefeitura (Maluf e Pitta) e depois caíram por terra. O deputado Celino (de centro) permanece firme politicamente e influente, ajudou a eleger o vereador Pierre e, agora, na reeleição do vereador Claudinho, mas isto já é outra história.

RESPEITO É BOM: Rememorar é bom, para refrescar a memória de gente que não se expôs quando era difícil fazer política e assumir posições democráticas mínimas, mas hoje tenta reinventar a roda. É bom respeitar pessoas como João da Banca, Benedito Cintra, Teresa Lajolo e a memória de Sérgio Santos muitos outros, e até o papel do Jornal da Brasilândia-Freguesia News e de Célio Pires, pois estes têm história na bagagem, lutas para contar. É uma questão de memória.
Este jornal sempre esteve ao lado dos que sabem que a conquista vem depois da luta. Mas é preciso lutar! (Acauã Fonseca)

sábado, 17 de janeiro de 2009

2009: TEMPO DE RETOMAR A LUTA PELA BRASILÂNDIA

A Vila Brasilândia mudou um pouco nos último quatro anos, deixando de ser tão excluído quando se trata de benfeitorias, obras e serviços públicos, mas ainda falta muito para conquistar. É imprescindível que as entidades, políticos e moradores se unam em torno de necessidades comuns e urgentes.

Depois de uma pausa, retomo a publicação periódica de notícias sobre a vila e distrito Brasilândia, a começar pela programação da festa de aniversário dos 62 anos, que acontece no final de janeiro e início de fevereiro/2009.

.........

PARTICIPE!
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia organiza a comemoração dos 62 anos da Vila Brasilândia, com muita música, esporte e lazer. O evento musical acontece no dia 24, na Estrada do Sabão, 800, e têm a participação de diversos artistas regionais e da escola de samba Rosas de Ouro e blocos carnavalescos da região. Jogos esportivos também fazem parte dos festejos no dia 25/jan.09 no CDC Augostinho Vieira, anexo ao Espaço Criança Esperança.

Criada do desmembramento de sítios e chácaras; aos poucos a Brasilândia
foi se tornando uma vila e foi loteada em 1947, por operários, famílias
vindas do. Outro elemento incentivador da ocupação do bairro foi a instalação de uma
empresa de pavimentação que, ao instalar no bairro, oferecia moradia a seus empregados. Em fevereiro de 1964 a Brasilândia tornou-se o 40º distrito da Capital, e, em 1992, foi oficializado na Câmara Municipal o Dia 24 de janeiro como dia oficial do distrito. Atualmente, o distrito da Brasilândia possui 220.040 habitantes,
distribuídos em 21km² de área. (senso 2000).


SESSÃO SOLENE
No dia 6/fev.09 acontece a Sessão Solene da Câmara Municipal de S. Paulo - de aniversário da Vila Brasilândia - na Escola Estadual João Solimeo, na Estrada do Sabão, 100, à partir das 19h30, uma propositura do vereador Claudinho (PSDB).

PROGRAMAÇÃO

24 de janeiro ( Estrada do Sabão, 800 ao lado do Sacolâo)
* 16h às 16h30 - Marcelo Veronez (Rap)
* 16h30 às 17h30 - Grupo Pura Adrenalina (Cover dos
Rebeldes)
* 17h às 17h40 - Carlos Augusto e Daniel (Sertanejo)
* 17h50 às 18h30 - Small Shift (Rock)
* 18h40 às 19h20 - Conjunto THIMY (Pop)
* 19h30 às 20h10 - Neto Trindade (Reggae/MPB)
* 20h20 às 21h00 - Grupo 24 horas (Pagode/Samba)
* 21h10 às 22h00 - Mr. Black (Black Music)
* 22h10 às 22h40 - Escola de Samba / Blocos de Carnaval.
Animação: Tony Kleber.

25 de janeiro - (CDC Augostinho Vieira - Michihisa Murata, 40)
7h30 às 18h40 - Campeonato de futebol local.