terça-feira, 12 de julho de 2011

FAMÍLIA BRAZ DA V. BRASILÂNDIA É DESTAQUE DO DOCUMENTÁRIO "DOIS TEMPOS", PREMIADO NO FESTIVAL "É TUDO VERDADE"


A V. Brasilândia tanto foi esquecida pelas autoridades ao longo de 20 anos, quanto é amada por seus moradores. Exemplo desse amor ao local onde se vive é dado pela família Braz, que foi retratada no filme "Dois Tempos", vencedor do festival internacional de documentário É Tudo Verdade.

O filme mostra a vida do encanador Antônio Braz, já falecido, há um ano, sua esposa Maria e os filhos Anderson, Denise, Gisele e Eder, moradores na Rua Almotacel, no alto da Brasilândia.

O filho mais novo da Família é Anderson, que tem um programa na rádio comunitária Cantareira, sobre cultura e também atua na Pastoral da Comunicação na igreja local. Dona Maria, sua mãe é da Pastoral da Criança na Igreja Nossa Senhora Aparecidinha. A família Braz foi destaque nas páginas do Diário de SP de 10/jul.2011.

A casa da família Braz fica em local dos mais altos da Brasilândia. Anderson disse ao DSP que tem orgulho de onde mora. - “Quem nunca veio passar um fim de ano na Brasilândia não sabe o que está perdendo" - referindo-se à vista que se tem dos fogos explodindo na cidade.

...
...
A MESMA FAMÍLIA DEZ ANOS DEPOIS

O documentário 'Dois Tempos', com direção de Arthur Fontes e Dorrit Harazim, foi o vencedor da 16ª edição do É Tudo Verdade – no dia 9/abril/2011. Os vencedores foram anunciados na cerimônia de encerramento do festival. O filme recebeu um prêmio de R$110 mil.

"Realmente é uma imensa surpresa porque é um filme pequeno, em tom menor. Selecionamos uma família sem nenhum estrelismo óbvio, sem nenhum defeito radical, sem nenhum componente que gerasse manchete de jornal", disse Dorrit Harazim, codiretora do longe-metragem, enquanto recebia o troféu.

'Dois Tempos' documenta em 82 minutos a ascensão da classe média brasileira a partir do retrato de uma família da zona norte paulistana. O roteiro é baseado na história de Seu Toninho, dona Maria e três dos quatro filhos, Denise, Gisele e Éder, já retratados no filme "A Família Braz" (2000). Dez anos depois, 'Dois Tempos' mostra a mesma família e como as coisas mudaram financeiramente em suas vidas.
...
Por Davi Rocha.
Do link: http://mtv.uol.com.br/memo/documentario-dois-tempos-e-premiado-melhor-filme-de-e-tudo-verdade-2011
.

DEPOIS DE UM ANO SEM BLOGAR, ESTOU DE VOLTA, COM MATÉRIAS SOBRE A VILA BRASILÂNDIA