segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

TALENTOS DA BRASILÂNDIA - NEGRA LI

Negra Li é Liliane de Carvalho, 27 anos. A menina que nasceu e cresceu na Vila Brasilândia já não tem mais a companhia (e a voz, e o discurso) do amigo piritubano, o Helião (ex-RZO), o parceiro de seu disco de estréia. Agora, em carreira solo, é ela quem paga a conta.

Além de cantora, Negra Li deslancha na carreira de atriz, como protagonista do filme "Antônia", de Tata Amaral, que estreou neste janeiro de 2007 nos cinemas, com muito elogios. O seu disco solo, “Negra Livre”, também faz sucesso e nele conta com a participação de artistas do naipe de Caetano Veloso e com músicas de autores como Nando Reis. Tudo junto, ao mesmo tempo: No final de 2006 fez sucesso na TV, da mini-série da Globo “Antônia”, que teve como base o filme homônimo - e cuja atuação já lhe rendeu convite para trabalhar na próxima novela das seis.

Fora o sucesso retumbante, merecido, veio a polêmica sobre a plástica que fez no nariz recentemente. Em entrevista ao Caderno Viver, do Diário de São Paulo (dia 5/02/07), disse: “Chorei quando disseram que estava renegando as minhas origens por operar o nariz. Agora tenho que ser escrava da minha cor, da minha condição social? Quando uma branca muda o nariz ninguém fala algo parecido? Não deixei de ser negra por causa do meu nariz ou do meu cabelo”.

Polêmicas são normais na vida de estrelas em alta e Negra Li terá que se acostumar a isso e absorvê-las numa boa, inclusive as críticas domésticas, no bairro de origem, que ceramente virão. Ela já demonstrou ter forte personalidade e e deu mostrar disto em 2004, quando foi convidade para gravar disco solo, e fez questão de dividí-lo com o parceiro do RZO (Rapaziada da Zona Oeste). O CD “Guerreiro, Guerreira” entrou para a história como o primeiro disco de rap brasileiro bancado por uma multinacional (Universal). Antes disso, sua voz límpida e especial começou a ser notada mesmo na participação que fez na música “Não É Sério”, faixa do CD “Acústico MTV”, da banda santista Charlie Brown Jr.

Liliane nasceu há 27 anos na Vila Brasilândia, onde as coisas não costumam ser das mais fáceis. Descobriu sua voz na igreja, que freqüentava mais pela cantoria do que por qualquer outra razão. Aos 12 anos, alguém disse que ela tinha beleza suficiente para desfilar. Com o apoio da mãe, fez pequenos desfiles até completar 14 anos e entrar para uma escola de teatro. A música veio dos 16 para os 17, quando um amigo precisava de uma voz para seu grupo de rap. Em 2000, foi procurar o coral da USP para “aprender a cantar”. É apaixonada por rhythm´n´blues, jazz e música negra melódica – e por Elis Regina.

"Negra Livre" é um disco concebido com a pegada do hip-hop, embora vá além disso. Do rap comparecem os versos do rapper paulistano Lino Crizz, os dos cariocas do Dughettu e do próprio Helião. Negra Li, a compositora, solta o verbo em seis das doze faixas, muitas delas escritas ainda em seus tempos de RZO.

Fonte de referência: http://www.negrali.com.br/

.....
BATE BOLA COM NEGRA LI

Nome: Liliane de Carvalho
Data de nascimento: 17/09
Onde nasceu: São Paulo / SP
Signo: Virgem
Time do coração: Corinthians
Um cantor: Bob Marley, Wilson Simonal
Uma cantora: Elis Regina, Sara Vogahl
Banda nacional: Titãs
Banda internacional: Fugees
Influências: Jazz, blues e samba
O que não pode faltar no camarim: água sem gelo
Show inesquecível: The Wailers
Como você se prepara para os shows? Aquecimento oral e oração
Onde gostaria de se apresentar? Credicard Hall, Olympia, etc...

Fonte: http://virgula.com.br/panico/convidados_int.php?tab=home2&campo=idhome&id=959

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi aqui quem fala è Negra Li e adorei o texto que conta um pouco da minha història tambèm amo a Brasilãndia,tenho o maior orgulho ,gostaria de poder promover shows para me apresentar là! Entra no blog do meu fã clube :faclubenegrali@blogspot.com

Beijos e obrigada pelo Carinho!!!!

CÉLIO PIRES DE ARAUJO disse...

Negra Li, legal que entrou neste blog, que é feito para ressaltar quem tem valor e sabe como é subir morros e descer ladeiras, na boa. Célio Pires

Maria de Fátima disse...

Boa noite,

Gostaria de saber se Joao Terra ainda faz shows pela Freguesia do Ó, saudade de seu talento